segunda-feira, 11 de abril de 2016

O fascinante motor rotativo Wankel - Parte 1

[Atenção!!! Clique abaixo em "Read more" para ler o texto completo :D]



Logo em nosso post de apresentação, mais precisamente na parte em que citamos motores, eis que aparece o Wankel, carinhosamente comparado a um Doritos. Trata-se de um dos mais icônicos pelo seu funcionamento totalmente diferente do que estamos acostumados a ver, e vamos nos aprofundar nele um pouco mais nesta minissérie.

Para ter uma noção do que Felix Wankel criou em 1924, devemos analisar o motor mais comum, que é encontrado na maioria dos automóveis, para fins de comparação. Em uma máquina a pistão, temos uma visão como esta:



Basicamente são cilindros (que podem variar em número e capacidade) com partes móveis que agem de acordo com um ritmo determinado. O exemplo acima é um motor quatro tempos, sendo eles a admissão de ar e combustível, sua compressão, explosão, e por fim exaustão. A energia das explosões gira o virabrequim, que pode transferi-la às rodas por meio do sistema de transmissão.

Mas a coisa muda de figura quando tratamos de um motor rotativo. Segundo pesquisadores da Universidade Federal da Wikipédia, "Esse motor consiste essencialmente em uma câmara cujo formato interno se aproxima da forma de um oito. Dentro dela, um rotor mais ou menos triangular - o pistão do motor - gira excentricamente com relação ao eixo principal, que equivale ao virabrequim dos motores a pistões. As formas destes dois elementos são tais que enquanto os cantos do pistão estão sempre equidistantes das paredes da câmara - e muito próximos a elas, formando uma vedação - eles sucessivamente aumentam e diminuem o espaço entre os lados convexos do triângulo - o rotor - e as paredes da câmara." OU SEJA:
DORITOS POWEEEEEERR


E o resultado sonoro de tudo isso é um enxame de vespas:



Logicamente que o Wankel não é mais produzido desde 2012 por alguns motivos, e esses serão tratados nos próximos posts da nossa pequena saga. Até mais!


Por Henrique Fiuza

Fonte: Flatout!

Sejam muito bem-vindos!

[Atenção!!! Clique abaixo em "Read more" para ler o texto completo :D]

Salve salve pessoal! Me chamo Henrique e venho (re)inaugurar este blog. Se você chegou agora, não se preocupe. Desde 2009 eu trazia postagens variadas a respeito do mundo gearhead, mas havia desativado o Automóveis S.A em 2014.

Eis que começo o aguardado curso de Engenharia Mecânica, e nada mais justo que compartilhar conhecimento e curiosidades com vocês. Sendo assim, novos membros virão a este humilde espaço para falar a respeito de diversos assuntos, sempre de maneira leve e o mínimo cansativa. Conheça agora os componentes do novo blog, bem como os conteúdos que cada um trará inicialmente:

- Henrique Fiuza e Eduardo Fernando: motores variados, desde a clássica combustão interna, 2 e 4 tempos, turbofan, radiais, Wankel (Doritos poweeeeeeeerr!!!!!), até o auge da tecnologia automobilística e seus motores elétricos;
- Lucas Fagundes: tecnologias híbridas, quando o passado e o futuro se unem para fazer um presente mais verde;
- Anamim Bezerra (sim, uma mulher!!! rs): evolução nos projetos estruturais nos carros e como isso afeta a segurança dos passageiros;
- Erison Souto: o famoso "faça você mesmo", com dicas úteis e simples para cuidar melhor do seu veículo;
- Gabriel Andrade : veículos off road e seus extremos;
- Leonardo Silva: a utilização de motores diesel na indústria naval;
- Charniel Guilherme: automóveis elétricos como alternativa sustentável.

Esperamos que vocês gostem do nosso projeto, pois tudo foi pensado com o foco no leitor. Tá esperando o quê? Acelere com a gente!


Porque a vida é muito curta para dirigir *carros entediantes... rs

Para entrar em contato, envie um e-mail para scuderiagearhead@gmail.com