domingo, 17 de abril de 2016

Como funciona uma locomotiva diesel-elétrica?

[Atenção!!! Clique abaixo em "Read more" para ler o texto completo :D]


Locomotiva diesel-elétrica da Vale

Uma locomotiva elétrica que carrega seu próprio gerador, assim podemos defini-la. Ela possui as vantagens de uma locomotiva elétrica, sem a necessidade de uma fonte externa de alimentação. Por carregar um motor a combustão, pesa mais que uma locomotiva elétrica convencional, mas até isso torna-se vantagem na hora de tracionar um trem de carga pesado e lento.

A locomotiva elétrica é versátil, pode puxar devagar um trem muito pesado, ou andar muito rápido com um trem leve.

General Electric Dash 9 - 4000 HP

Tendo como exemplo o moderníssimo trem de carga da companhia Vale, o mesmo se utiliza de locomotivas diesel-elétricas para mover 330 vagões, sendo todo o peso distribuído entre 4 locomotivas, o que demonstra o poder de uma máquina como essa.

Imagine aguardar 330 vagões passarem... rs

Basicamente o motor a combustão gera eletricidade e a envia para cada motor de tração (elétrico) localizado em disposição de um por roda, movendo a composição.

Visto isso, uma locomotiva carrega consigo muito mais tecnologia que a crença popular possa sugerir. Não se trata apenas de um grande motor, mas sim de todo um processo levado por décadas de evolução na engenharia e que hoje move montanhas, seja na forma de minério de ferro (caso da Vale), seja quaisquer outros materiais. Tecnologia sempre a serviço de todos.

Caso queira se aprofundar mais no universo dos trens e se interesse por composições que flutuam sobre os trilhos, clique aqui, vale muito a pena!



Por Henrique Fiuza e Eduardo Fernando

Fontes: Fórum Autoracing
             Funcionamento de locomotivas
             Mundo Estranho

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

- São proibidos comentários racistas, preconceituosos, contendo xingamentos e que agridam moralmente qualquer pessoa.
- Você tem todo o direito de não gostar do conteúdo deste Blog, porém, expresse isso de maneira civilizada, dando sugestões para que o Automóveis S.A melhore cada vez mais.
- Se mesmo assim você continuar irritado, tenho uma solução bem simples: utilize o X no canto superior direito de sua tela, e seja feliz!