sexta-feira, 15 de abril de 2016

Evolução na segurança automobilística - Novos métodos de salvar vidas

[Atenção!!! Clique abaixo em "Read more" para ler o texto completo :D]

No princípio da criação dos automóveis, a preocupação com a segurança dos ocupantes era praticamente inexistente. Com o passar do tempo surgiram janelas, capotas, faróis, e a proteção se tornou cada vez mais importante na indústria.

No processo de aperfeiçoamento dos veículos, a ideia de que um carro com maior rigidez proporcionaria maior segurança aos passageiros era a mais plausível para a época. Mas um novo conceito surgiu que contradizia a crença existente. Os automóveis começaram a ser desenvolvidos com materiais capazes de absorver a energia dos impactos, dando origem às chamadas áreas de deformação programada, criadas para esse propósito.

Habitáculo resistente + Zonas de deformação = Vidas salvas

Essas zonas de absorção podem deixar a aparência de um acidente pior do que realmente é, mas também tornam o carro mais seguro. Dando lugar a uma força exterior ao invés de transferi-lo para os passageiros, a zona de deformação os protege, absorvendo o impacto da colisão. Estão localizados nas partes dianteira e traseira do carro. No caso de um acidente, qualquer força é transferida para eles em vez de ser direcionada para o meio do carro, onde os passageiros se encontram.


A segurança virou uma necessidade cada vez maior e a indústria vem dando saltos consideráveis nesse campo nos últimos anos. Um grande exemplo é a Volvo, referência nessa área, que possui um centro totalmente direcionado a testes de segurança automotiva.



De acordo com a montadora, o espaço é capaz de simular as situações diversas encontradas por um motorista no trânsito, o AstaZero Proving Ground possui 2 milhões de metros quadrados de área. Há áreas dedicadas a testes de situações comuns no campo, na cidade e nas grandes rodovias.



Por Anamim Bezerra

Fonte: QUATRORODAS

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

- São proibidos comentários racistas, preconceituosos, contendo xingamentos e que agridam moralmente qualquer pessoa.
- Você tem todo o direito de não gostar do conteúdo deste Blog, porém, expresse isso de maneira civilizada, dando sugestões para que o Automóveis S.A melhore cada vez mais.
- Se mesmo assim você continuar irritado, tenho uma solução bem simples: utilize o X no canto superior direito de sua tela, e seja feliz!